sábado, 29 de agosto de 2009

Abra-te

Podia-se dizer que era um privilegiado: seu armário tinha quatro portas. Por quatro portas entenda-se grandes portas. E, por cada porta, entenda-se um mistério. Eram quatro seus mistérios.

Não havia percebido tal coincidência, mas o simples observar que as portas de seu armário continham cada uma seu possível segredo despertou-o para esse fato. O que atrás de cada uma se escondia? Fechasse o olho, saberia onde cada peça de roupa estava guardada. Mas será que cerradas as portas elas não se misturavam? Será que a ordem imposta por ele era do agrado de seus pertences?

E se abrisse agora, agora mesmo, a porta da direita? Veria suas gravatas em ordem de cor? Talvez bastasse pousar a mão no puxador e elas rapidamente se organizassem da forma que lhe aprouvia. Percebeu, então, que sua maneira de classificar e organizar tudo que existia era algo muito de seu. Refletiu e concluiu, com certo teor de dúvida, que sua forma era diferente das outras, que também eram diferentes entre si.

Pois que, em se tratando de pensamentos, poderia também imaginar-se abrindo todas as portas e observando a vida de cada uma delas. Ainda que tomado por um certo medo, resolveu começar pela esquerda. Surpreso ficou ao ver um outro mundo se descortinar aos olhos da mente. Quantos espaços não descobertos sempre estiveram ali, bem no seu armário! Quantos vãos não aproveitados! Curioso seguiu para a segunda porta. Essa, por sua vez, já nem tinha mais as prateleiras e o fundo parecia abrir-se a um infinito qualquer. Correu para a terceira, para a quarta! Era sem fim! Quantas possibilidades!

Abriu os olhos. Fatalidade. Suas portas continuavam ali, fechadas, e guardando cada uma seu mistério.

Um comentário:

fabricioooo disse...

Puxavida! E se abrisse as quatro portas e ficasse olhando para elas até que seus pertences não pudessem mais prender a respiração e admitissem que fingiram? E se não? Mas isso é certo: só tem lá o que foi posto lá, só não tem lá o que não foi posto lá. Mas isso é certo? Algo novo pode ter sido criado a partir do que foi deixado lá? :S