sábado, 29 de agosto de 2009

Abra-te

Podia-se dizer que era um privilegiado: seu armário tinha quatro portas. Por quatro portas entenda-se grandes portas. E, por cada porta, entenda-se um mistério. Eram quatro seus mistérios.

Não havia percebido tal coincidência, mas o simples observar que as portas de seu armário continham cada uma seu possível segredo despertou-o para esse fato. O que atrás de cada uma se escondia? Fechasse o olho, saberia onde cada peça de roupa estava guardada. Mas será que cerradas as portas elas não se misturavam? Será que a ordem imposta por ele era do agrado de seus pertences?

E se abrisse agora, agora mesmo, a porta da direita? Veria suas gravatas em ordem de cor? Talvez bastasse pousar a mão no puxador e elas rapidamente se organizassem da forma que lhe aprouvia. Percebeu, então, que sua maneira de classificar e organizar tudo que existia era algo muito de seu. Refletiu e concluiu, com certo teor de dúvida, que sua forma era diferente das outras, que também eram diferentes entre si.

Pois que, em se tratando de pensamentos, poderia também imaginar-se abrindo todas as portas e observando a vida de cada uma delas. Ainda que tomado por um certo medo, resolveu começar pela esquerda. Surpreso ficou ao ver um outro mundo se descortinar aos olhos da mente. Quantos espaços não descobertos sempre estiveram ali, bem no seu armário! Quantos vãos não aproveitados! Curioso seguiu para a segunda porta. Essa, por sua vez, já nem tinha mais as prateleiras e o fundo parecia abrir-se a um infinito qualquer. Correu para a terceira, para a quarta! Era sem fim! Quantas possibilidades!

Abriu os olhos. Fatalidade. Suas portas continuavam ali, fechadas, e guardando cada uma seu mistério.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Feitio de oração

Pai nosso que corre em nossas veias
Iluminai nossas cabeças
Apartai o medo de nossos corações
Tornai-nos merecedores de Vosso reino
E confiai-nos Vosso amor.
Ajudai-nos a alimentarmos do pão nosso
E perdoai nossos erros de cada dia
Pois uma vez perdoados
Aqueles que nos ofendem já o estarão.
Guardai nossos pensamentos do mal.
Pai nosso.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ladainha

Meu bálsamo, meu pensamento
Meu sangue, meu ar
Meu pão, meu lar
Meu norte, meu ungüento

Meu trabalho, meu contento
Meu chão, meu acaso
Meu descanso, meu ocaso
Meu tempo, meu sentimento

Meu suor, meu sagrado
Meu pulso, meu pedido
Meu santo, meu querido
Meu sono, meu amado

Minha luz, minha alegria
Minha soberba, minha sensatez
Minha sorte, minha desfaçatez
Minha loucura, minha fantasia

Minha sede, minha saliva
Minha sorte, minha saúde
Minha dor, minha atitude
Minha força, minha expectativa

Minha carícia, minha fascinação
Minha paz, minha metade
Minha esperança, minha vontade
Minha coragem, minha salvação

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Universos paralelos

, e no encontro de seus olhares se fez aquela dimensão inominável. O abismo revelado por suas pupilas replicava dentro de cada o vazio do universo. O coração acelerado anunciava o big bang. O sangue corria solto pelas veias e nutria suas esferas com aquela sensação nunca antes experimentada. Neste grave momento, obedientes às leis físicas, as massas de seus corpos entraram em suave órbita. E o espaço tempo entre eles passou a ser medidos em anos-luz...